Rodada 31 do Brasileirão derruba dois técnicos; clubes apontam substitutos
Um dos técnicos mais longevos do futebol brasileiro, o treinador Pedro Caixinha não resistiu a má fase e acabou sendo demitido neste domingo (27) do Red Bull Bragantino. A decisão foi tomada após o time paulista se aproximar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Além de Pedro Caixinha, os auxiliares técnicos Pedro Malta e José Belman, e o preparador físico Polyvios Kyritsis também deixam o clube.
Caixinha chegou no Bragantino no final de dezembro de 2022. Sob seu comando, foram 124 jogos, com 50 vitórias, 38 empates e 36 derrotas. Com o português na beira do campo, o Red Bull Bragantino chegou a duas semifinais do Campeonato Paulista (2023 e 2024) e a melhor colocação em pontos corridos no Brasileirão, terminando em sexto lugar em 2023. No Brasileiro, não vence há sete jogos. O último ocorreu no sábado, na derrota para o líder Botafogo, por 1 a 0, em casa. O Massa Bruta é 16º no Brasileiro, com 34 pontos, sendo o primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Ex-Cruzeiro, o técnico Fernando Seabra é o mais cotado para assumir o comando. Ele estava negociando sua volta ao time de Bragança Paulista, para comandar as categorias de base.
Quem também mudou de comando foi o Juventude. Menos de 24 horas após comunicar a demissão de Jair Ventura, após a derrota por 4 a 2 para o flamengo, o Papo já tem um novo treinador: Fábio Matias, que estava livre no mercado desde o final de julho, quando deixou o Coritiba.
Ventura, em sua segunda passagem no Papo, teve 20 jogos, com 35% de aproveitamento (5 vitórias, 6 empates e 9 derrotas), não vencia desde 15 de setembro e o Alviverde ocupa a primeira posição do Z-4 do Brasileiro.
Já Matias, chega ao lado auxiliar Lucas Batista e já se apresenta nesta segunda-feira (28) em Caxias do Sul. Fábio Matias possui uma longa trajetória nas categorias de base de vários clubes do Brasil, incluindo Guarani, Grêmio, Internacional – onde também foi interino do time principal – e Flamengo.
O treinador também teve passagem recente pelo Botafogo, que o contratou para ser auxiliar permanente. Ele, porém, chegou a atuar como interino, comandando o Glorioso em 10 jogos, com um aproveitamento de 8 vitórias, 1 empate e 1 derrota, entre a saída de Tiago Nunes e a chegada de Artur Jorge. Matias comandará o Ju nos últimos 7 jogos que o clube gaúcho, que briga contra o rebaixamento, no Brasileirão. *DN
Post a Comment