Pleno do STJD confirma título de Gabriel Casagrande na Stock Car - TÁ NA ÁREA

Header Ads

Pleno do STJD confirma título de Gabriel Casagrande na Stock Car

 

Por unanimidade, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do automobilismo, em última instância, decidiu não aceitar o recurso das equipes TMG e Crown Racing para reverter as desclassificações de seus quatro pilotos na etapa do Velopark. Com isso, Gabriel Casagrande enfim teve seu tricampeonato confirmado, 37 dias após a conquista na pista, na etapa decisiva da Stock Car em Interlagos, em 15 de dezembro.

No julgamento da Comissão Disciplinar, a primeira instância, ocorrido no último dia 16 de dezembro, a segunda-feira após a etapa decisiva em Interlagos, os auditores decidiram manter as desclassificações dos pilotos das equipes TMG e Crown na etapa do Velopark, no caso dos pneus de chuva, por unanimidade - placar de 4 a 0. A defesa dos times recorreu ao Pleno do STJD e perdeu novamente, desta vez pelo placar de 9 a 0.

Mais uma vez, a decisão seguiu o que era esperado nos bastidores. No Autódromo José Carlos Pace, no fim de semana da última etapa da temporada 2024 da Stock Car, já era falado abertamente que era provável haver uma pressão para que o resultado de pista fosse mantido pelo STJD. Foi exatamente o que aconteceu no julgamento na Comissão Disciplinar e também na audiência do Pleno.

No julgamento original, o mérito da questão sequer chegou a ser avaliado. Como a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) não convocou representantes das equipes TMG e Crown para participar da inspeção na fábrica da Hankook, na Coreia do Sul, a Comissão Disciplinar do STJD considerou que o processo não respeitou o direito à ampla defesa. Por isso, a decisão foi pela extinção do processo ainda em primeira instância. Entretanto, se julgado procedente no Pleno, o recurso faria com que tudo voltasse à Comissão Disciplinar para que o mérito fosse avaliado, estendendo ainda mais a duração do processo. *GE

Nenhum comentário

TNA TV

Tecnologia do Blogger.