Verstappen rebate queixas de Hamilton sobre vantagem da RBR
O dia de coletivas de imprensa no GP da Áustria, nesta quinta-feira, rendeu comentários apimentados entre Lewis Hamilton e Max Verstappen. O motivo foi a larga vantagem da RBR, líder do campeonato da F1; o heptacampeão da Mercedes acredita que a rival já está tranquila o suficiente para iniciar o desenvolvimento do carro de 2024 e propôs uma regra para coibir esse tipo de antecipação, sugestão que Max rejeitou de forma contundente.
- A FIA deveria estabelecer um prazo em que todos recebam permissão para começar a desenvolver o carro da próxima temporada. Por exemplo, 1º de agosto, para que ninguém possa obter uma vantagem no próximo ano pois isso é injusto. Digamos que você comece a temporada e saiba que tem um carro ruim; você poderia simplesmente decidir não desenvolver esse carro e investir todo o dinheiro no carro do próximo ano - propôs Hamilton.
O veterano da Mercedes destacou o avanço do W14, carro de sua equipe na temporada. E antecipou que potenciais melhorias podem, na verdade, serem explicadas porque a RBR parou de trabalhar no próprio carro para redirecionar recursos ao modelo do próximo ano:
- Nosso carro está caminhando na direção certa. Acredito que no final das contas é provável que, passo a passo, até o final do ano, possamos alcançar a RBR. Mas isso só porque eles provavelmente já estão focando no carro do próximo ano. Eles nem precisam fazer mais nenhuma alteração no carro deste ano porque já estão muito à frente, com 100 pontos de vantagem sobre nós.
Com oito etapas já disputadas, a RBR é a única a vencer nesta temporada; seis corridas com Verstappen e duas com Sergio Pérez. Max possui 195 pontos no campeonato; a equipe austríaca, por sua vez, tem 321 - 154 a mais que a Mercedes. E a resposta do bicampeão ao rival foi breve:
- A vida é injusta mesmo, não só na Fórmula 1. Muitas coisas na vida são injustas, a gente tem que aceitar.
Hamilton ainda disse que a punição dada à RBR por infringir o teto de gastos de 2021 não afetou a equipe austríaca, e justificou que a Mercedes nunca havia estado com tamanha vantagem para já pensar no carro do próximo ano.
- A gente nunca começou (o desenvolvimento do carro seguinte) tão cedo quanto eles. Por isso estou dizendo que precisa mudar, porque é assim que se mantém uma dominância por tanto tempo, e continuam permitindo que isso aconteça. A Ferrari estava na frente (de 1999 a 2004, com Michael Schumacher), a RBR com Seb (Vettel, entre 2010 e 2013); eles começaram o trabalho mais cedo e continuaram à frente do resto - criticou o heptacampeão.
Ao contrário do que o britânico alegou, porém, a Mercedes tem um histórico semelhante; em agosto de 2013 a equipe abdicou da temporada tendo em vista 2014, quando iniciou sua hegemonia. Com o primeiro título garantido, começaram os trabalhos pelo carro de 2015 em agosto.
A tendência se manteve nos anos seguintes; em 2020, durante a pandemia do coronavírus, o chefe Toto Wolff declarou que a equipe já havia parado de trabalhar em seu carro atual "há muito tempo", visando o modelo de 2021 - ano do último título da equipe alemã.*GE
Infos e horários do GP da Áustria de 2023 da F1 — Foto: Infoesporte
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